sábado, 16 de agosto de 2008

Titre de séjour: todo caso é um caso de polícia

Caro Diego,

Veja como são as coisas, eu não acredito nesse papo de deus com d maiúsculo, esse cara que amedronta todo mundo que não participa da gincana terrena da vida eterna. Mas o ditado popular me convence: "Deus escreve certo por linhas tortas". E você havia dito: "vá à Préfecture de Police de Paris". E quando vejo, lá estou eu diante de tal instituição. Seria você Deus? Um enviado secreto do divino? Bom, essas divagações não vêm ao caso, meu caro profeta, atenho-me aos fatos, antes que o Castigo se abata sobre mim e alongue a minha espera pela carte de séjour:

1) Por conta da manhã perdida na espera de visto, a empresa me descontou meia-jornada RTT. Ligo lá e eles me dizem: "Je suis désolé". Meus companheiros do trabalho dizem revoltados: "Il faut ne pas se laisser faire". Ah, a política. Sentimentos pusilânimes. Para me alegrar, comprei uma gravata. Esqueci de pegar o troco. Eu sou realmente um otário;

2) Enviei um e-mail para a Préfecture de Police de Paris explicando meu caso. Três dias depois recebi um envelope com instruções para entrar com o pedido de primeiro "titre de séjour" na Préfecture de Police. O procedimento é simples: você envia: cópia do passaporte, do visto, certidão de nascimento traduzida, 2 fotos branco-e-preto 3,5 cm x 4,5 cm, comprovante de residência e pronto. Depois de 2 meses você vai buscar lá no 4o. arrondissement;

3) Opa!! Mas meu visto vence em um mês, e o "titre de séjour", só chega em 2 meses. Vou ficar ilegal! Resolvi ir lá na Préfecture de Police para tentar obter ao menos um récépissé. Tive a seguinte conversa :

- Oi, sou estrangeiro, já entrei com o pedido de primeiro "titre de séjour" via postal. O processo leva dois meses, mas meu visto vence em um mês. O que devo fazer?

- Senhor, seu visto vai expirar, mas não há problema. É só esperar.

Em outras palavras, a funcionária pública me disse que "não há problema em ficar ilegal". Às vezes, é preciso fazer as perguntas corretas:

- É possível emitir um récépissé enquanto aguardo o documento?

- Sim. Você tem que ir em outro prédio, no 14o. arrondissement, munido desses documentos aqui que eles te fazem um récépissé na hora. Mas hoje, a essa hora, já deve estar fechado.

Próxima parada: Hotel de Police 114/116 avenue du Marne Paris 14ème, Métro Gaîté. Vamos ver se, dessa vez, obtenho o tal do récépissé. O expediente também começa às 9h da manhã...

Um comentário:

Gnomo disse...

Afinal conseguiu o recé-pisser ou não? Lendo toda essa burocracia entra preguiça até de ir como turista para a França, hehehe