quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O frio que congela a água




-5, -6, cada termômetro mostra uma temperatura. No fundo, temperatura mesmo, só duas: uma que congela e outra que derrete a água. Ontem congelou...



Aliás, tenho dúvidas que o frio é que congela a água: a água só congela porque está frio, oras! Não que o frio congelou a água (é assim que os jornais insistem em dizer né? A crise que derrubou a bolsa, a bolsa que assustou o mercado, o mercado que entrou em depressão...).

Na rua as pessoas vão jogando sal ou areia para derreter logo a neve e evitar o verglas, em português "vidro-gelo", esse gelinho transparente de neve derretida e recongelada que cobre a calçada e o asfalto.


Você acha que dá pra ir e quando vê, já está olhando o céu em uma posição bem confortável... do chão, não passa. O problema é que às vezes o chão está longe, lá no fim da escada. E a costa vai batendo degrau por degrau. Mas a máxima continua verdade: do chão não passa. Mas até pra isso já inventaram técnica: pegar uma meia velha e colocar por cima do sapato. Dizem que não escorrega nem-a-pau-Juvenal. Na dúvida, eu ando com minha bota, mesmo, que ainda assim, escorrega. É por isso que admiro os machos e machas que vejo pelas ruas fazendo cooper (esses sim, querem ficar de cooper feito) ou pior: andando de bicicleta ou motoca. Isso aí nem sinal de macheza é, já é kamikazeza.

Mas sal não é a solução pra tudo: alguém disse que água com sal congela a -3. Ou seja, com a temperatura desabando a -11 (mais uma vez como os jornais adoram noticiar)... será? Hoje faço o teste: um copo com água, outro com água e sal.



E uma bolinha-de-neve para enfeitar.



Bolinha que peguei agora à noite na Bois de Vincennes. Lá também a vista é impressionante: o lago congelou. Mas aí um cara começou a me seguir. Parei. Pensei que era o segurança. Aí quando ele passou por mim, parou. Olhei pra ele. Olhar cremoso. Oras... melhor deixar pra ver o parque de dia.

Vamos ver. A previsão para amanhã cedo é de -11. Agora já está em -7... os copos estão lá fora. Vamos ver. E água com areia? Bom, esse teste fica pra depois de amanhã. De preferência, em um copo em que eu não beba água depois.

Nenhum comentário: