quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A chegada do Beaujolais nouveau

Reserve a quinta feira da proxima semana para uma saida pelos bares e restaurantes de Paris: é dia de "festa tradicional", quando todos saem pelos bares para comemorar a chegada ao mercado da safra anual de Beaujolais nouveau. Toda 3a quinta-feira de novembro é assim.

Beaujolais nouveau não é qualquer vinho, o que não significa necessariamente que seja bom: é um vinho "jovem e frutado", o que pode decepcionar o paladar mais exigente que não abre mão de seu Côte du Rhone. Mas é tradição, e tem que ser bebido assim, entre amigos, aguardando a meia-noite, virar o primeiro gole com cara de quem entende e depois soltar o seu comentario de connaisseur (atenção para os trejeitos obrigatorios: pestana levantada, olhos semi-fechados mirando o infinito) - Uéééooo... esse aqui tem um sabor irreverente, peralta, que pica um pouco, deixando um suave buquê de framboesa na boca... - agora tombando a cabeça para frente, dando um toquinho com o cotovelo no amigo ao lado com um riso maroto, você conclui - ...um autêntico Beaujolais nouveau, oh, oh, oh!

E depois volta pra casa fazendo "S"s com a Vélib.

*-*-*-*-*
Os acentos? Fica pra depois. Não da pra fazer milagres em um AZERTY.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Luís.
E os preços aí são parecidos com os daqui???

beijocas,

Márcia

Le Beaujolais Nouveau est arrivé – na Mistral!



A partir do dia 20 de novembro, quinta-feira, a Mistral oferece aos seus clientes a safra 2008 do Beaujolais Nouveau, produzido por Joseph Drouhin









O vinho também poderá ser encontrado em alguns restaurantes de São Paulo

(segue lista abaixo)


Todo ano, a terceira quinta-feira do mês de novembro é aguardada pelos amantes do vinho. Seguindo uma antiga tradição, presente em diversos países, essa é a data que anuncia a chegada da nova safra do vinho Beaujolais Nouveau em todo o mundo.

A safra de 2008 tem sido bastante elogiada na região de Beaujolais como uma das mais clássicas dos últimos anos, com rendimentos muito baixos nos vinhedos, o que faz aumentar a qualidade. As quantidades foram as menores dos últimos 15 anos, mas a qualidade e o estilo lembram os ótimos 2006. Os Beaujolais Nouveau de 2008 estão saborosos e cheios de frescor, intensamente frutados, com belos aromas de frutas vermelhas frescas – cerejas, amoras, morangos e framboesas. Este ano estão especialmente macios, com uma refrescante acidez, e são ótimos com frios e aperitivos. Além do sabor e frescor deste vinho, o grande charme está na festa, uma tradição que começou no início do século passado nos bistrôs, restaurantes e brasseries de Lyon, e que hoje acontece simultaneamente no mundo inteiro.

Por doze anos consecutivos, o Beaujolais Nouveau de Joseph Drouhin foi considerado o melhor em todas as degustações organizadas pela imprensa especializada no Brasil. A partir do dia 20 de novembro*, já estarão disponíveis na Mistral Importadora o Beaujolais Nouveau 2008 (R$ 87,80/ garrafa) e o Beaujolais Villages Nouveau 2008 (R$ 99,00/ garrafa), ambos assinados por Joseph Drouhin. As reservas podem ser feitas pelo telefone (11) 3372-3400. Estes preços são válidos para a compra por telefone (3372-3400) , na loja (Rua Rocha, 288) ou no site (www.mistral. com.br).

* Os vinhos embarcarão no vôo Air France AF 454, que deverá chegar ao aeroporto de Cumbica às 07h40 do dia 7 de novembro, sexta-feira. Como nos últimos oito anos, a Mistral espera que os vinhos estejam disponíveis na quinta-feira, dia 20 de novembro, salvo se ocorrerem problemas e situações fora do controle e alheias à vontade da importadora.

Anônimo disse...

Querida Marcia,
A Mistral é ótima, mas não faz milagres!!
Lembre-se que seu "Lula da Silva" fica com pelo menos 100% de impostos sobre bebidas importadas...
Assim sendo, Le Beaujolais Nouveau est arrivé no dia 20 bem mais caro que na França. Mas nada impossível, afinal, estes vinhos devem ser tomados rapidinhos e não devem ser guardados para envelhecer (sic...)