terça-feira, 8 de julho de 2008

Le Tour


Rogério disse...

Grande Luisão,
Fiquei sabendo esta semana que esta em terras de Eiffel.
Só lembrando que daqui duas semanas (05/07) começa o Le Tour que termina em Paris. Tenho certeza será grande fonte de inspiração...
Abraços
Rogério





"Da' pra desbloquear a estrada, por favor?"


O Tour de France começou neste fim de semana, ou simplesmente Le Tour, como dizem por aqui.

(Isso me faz lembrar o famoso episodio dos Simpsons no Brasil, em que Homer pede castanhas do Brasil, e os sequestradores respondem que "aqui chamamos simplesmente de castanha".)

Não muito famosa no Brasil, é a prova mais importante do calendario do ciclismo no mundo. Ela existe ha' mais de 100 anos e foi interrompida apenas durante as duas guerras mundiais no século XX.

O prêmio aumenta quase todo ano, e o carater sobre-humano da prova é o que a torna tão interessante. Pedalar 3000km, incluindo grandes cadeias montanhosas, não é tarefa pra qualquer um.

E nos ultimos anos, não tem sido tarefa pra quase ninguém, quer dizer, ninguém sem uma ajudinha quimica. Todo ano sobram acusações e escândalos de dopagem, que rebaixariam Maradona a um simples amador.

Toda a polêmica é parte integrante do Tour, tanto quanto as performances e os resultados. Porque afinal, como dizem os nada hipocritas grolandeses: "O que queremos é dizer que ganhamos a Volta da França porque nos dopamos."


Nenhum comentário: